E agora nos despedimos de 2010...


Nesse último dia do ano, trago para vocês um post um pouco especial. Já o pensei há um tempo, e o escrevi durante a semana, mas para publicá-lo apenas hoje, último dia do ano, em suas últimas horas. 2010 foi um ano muito bom na ficção. Tivemos séries legais, filmes, livros, foi ótimo para pessoas como eu. Sem contar que eu abri meu blog, não é?
Bem, sendo assim, aqui estão algumas coisas que aconteceram esse ano e merecem algum destaque:

Primeiro, o lançamento de Contatos de 4º Grau, no dia 01 de Janeiro, logo no início do ano. Ainda não falei sobre ele no blog, mas tenho uma explicação muito plausível: ainda não tive oportunidade de assisti-lo! Mas tenho certeza de que é bom e mal posso esperar por vê-lo.
08 de Janeiro, Sherlock Holmes aparecia nas telas de nossos cinemas. E, bem, quem nunca ouviu falar sobre o maior detetive de todos os tempos? É meio impossível não gostar de Sherlock. Bem, tem gente que não gosta, mas eu AMO Sherlock Holmes; afinal, não há coisa mais inteligente que isso (já leram? Não? Leiam!). Um filme maravilhoso, maravilhoso.
Só para constar aqui, 28 de Janeiro, Hairspray. Assisti ao musical no Rio de Janeiro, e foi incrível.
29 de Janeiro, Nine, primeiro musical do ano, mais uma adaptação de um musical da Broadway, mas que não foi assim tão bem aceito pela crítica. Não vou dar minha opinião, ainda não o assisti. Mas estou ansioso por ver Nicole Kidman em outro musical.
05 de Fevereiro, Premonição 4, já falei sobre ele no blog, então não acho que tenha muito o que dizer aqui. Um filme com a mesma história de outros três, mas que ainda assim leva muitos às salas de cinema, e o filme ainda consegue ser legal. Bem, o que mais dizer?
12 de Fevereiro, finalmente Percy Jackson e o Ladrão de Raios, filme pelo qual esperei um bom tempo. Estava muito ansioso por essa estréia, já tinha lido os três primeiros volumes da série nessa época (agora já os li todos), e o filme foi meio decepcionante. Ainda gosto do filme, mas suas diferenças com o livro são incontáveis.
19 de Fevereiro, Idas e Vindas do Amor. Conheço pessoas que não gostam muito desse filme, mas eu consegui me divertir e rir em vários momentos. Não é o melhor filme do mundo, mas muito bom para rir. Sem contar que sou fã do trabalho de Ashton Kutcher, então não podia perder isso.
26 de Fevereiro, reestréia de Toy Story, agora em 3D. Bem, nessa época não tinha 3D na minha cidade, então não assisti, mas está aí. E em 05 de Março, Toy Story 2 em 3D (já disse que a partir de 2012 serão relançados os filmes de Star Wars em 3D?).
16 de Abril, Caçador de Recompensas. Um filme divertido, que dava várias deixas à risada. Sem contar que conta com Jennifer Aniston no papel principal, então não podia ser ruim. Pelo menos não totalmente. Jennifer Aniston é nossa eterna Rachel, e qualquer coisa que ela faça pode ser engraçado.
23 de Abril, Alice no País das Maravilhas. Um dos filmes mais esperados de 2010, com Johnny Depp no papel de chapeleiro, e Alice adolescente. Nossa, não parece que faz assim tanto tempo, não é?
21 de Maio, Fúria de Titãs. Mitologia grega? Opa, é comigo mesmo. Não tinha como o filme ser ruim, tinha?
11 de Junho, A Última Música. Ainda não li o livro, mas o filme me agradou. É um daqueles filmes inocentes (com Miley Cyrus no papel principal), mas que mesmo assim consegue transmitir sua história e é bonito. Aprovado.
18 de Junho, agora sim Toy Story 3. Bem, ainda não o assisti, mas já conheci gente que chorou nesse filme. Suponho que ele esteja bom, sei lá. Pretendo conferir em breve.
30 de Junho, Eclipse. Nem vou começar a falar dele, porque posso apanhar ou algo assim. Bem, não sou fã de Crepúsculo, principalmente porque se tornou modinha (até achava interessante antes do lançamento dos filmes), mas acho que Eclipse foi o pior dos três. Opinião minha.
09 de Julho, nosso querido (mesmo que muitos já tenham se cansado dele) Shrek vem para sua aventura final em Shrek Para Sempre. Nossa despedida ao ogro mais querido de todos os tempos. Um filme legal.
06 de Agosto, um dos meus filmes favoritos de todos os tempos. A Origem, que me encantou de tal maneira que passei dias só pensando naquele filme (depois de assistir mais de uma vez no cinema, é claro). A história me encantou tanto, tem tanto a minha cara, que é um dos filmes de que mais gosto hoje em dia. E o peão, o totem, ainda está rodando? Ninguém nunca saberá. Pronto.
13 de Agosto, O Aprendiz de Feiticeiro. Ainda não assisti, mas já li algo sobre ele e vi o trailer, sem contar que é com o Nicolas Cage. Provavelmente seja bom.
20 de Agosto, adaptação da primeira temporada do desenho Avatar, O Último Mestre do Ar; bem, não sei praticamente nada sobre o desenho (só o que assisti um dia ou outro nas manhãs da TV. Não me julguem), então não percebi erros de adaptação, mas sei que houve vários. Que seja, é um filme que assisti uma vez e não pretendo assistir várias vezes de novo.
01 de Outubro, Julia Roberts incrível em Comer Rezar Amar. Não, não li o livro (ainda), mas amei o filme, de verdade. O filme tem uma história densa, faz a gente rir e emociona. Uma história realmente muito bonita que vale a pena assistir muitas vezes.
Ainda 01 de Outubro, Os Vampiros que se Mordam. É, eu não vi. Mas é uma paródia à vários filmes, mas principalmente Crepúsculo. Talvez seja bom, talvez não. Sei lá, talvez um dia eu assista.
08 de Outubro, Tropa de Elite 2. Sim, eu moro no Brasil, mas não, eu não assisti à Tropa de Elite 2; é que ainda não me deu uma vontade incontrolável, sabe? Estou esperando por ela. Quem sabe um dia ela chegue?
15 de Outubro, um dos filmes mais encantadores do ano, Juntos pelo Acaso. Assisti mais de uma vez no cinema, ri muito, e me emocionei demais também. Comédia romântica incrível, que não só faz a gente rir, bem como tem uma história de verdade como pano de fundo, capaz de emocionar. Os atores, claro, colaboraram para tal sucesso. Filme incrível, sem dúvida.
12 de Novembro, Senna. Ainda não assisti, mas esse sim é um filme que eu penso em assistir, afinal trata-se do maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos, não é? (Pelo menos assim muitos o consideram). Que seja, quero ver.
19 de Novembro, depois de tanto tempo esperando, tantos dias contados no dedo, riscados no calendário, noites sem dormir, unhas roídas e tudo o mais, temos a estréias de Harry Potter e as Relíquias da Morte, Parte 1, e foi a melhor adaptação cinematográfica da obra de JK Rowling, pelo menos na minha opinião. Um filme de que gosto muito, já vi três vezes no cinema, e se tudo der certo, verei mais algumas.
10 de Dezembro, depois de tantos problemas, e o medo de que o filme nem ao menos estreasse, temos As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada. Não foi assim tão fiel, mas foi mais fiel que Príncipe Caspian, então está valendo. Vale a pena assistir, é uma boa adaptação e matamos um pouco da saudade do mundo de CS Lewis.
17 de Dezembro, Tron – O Legado. Esperava mais 3D desse filme, mas não importa, porque gostei dele de qualquer maneira. Afinal, é um filme visualmente lindo. As corridas, batalhas (como as lutas de disco do início do longa) foram incríveis, valeu a pena.
São os filmes que conheço que lançaram esse ano e posso falar para vocês sobre eles. Também vale lembrar que ocorreu o lançamento de mais duas edições definitivas de Harry Potter, O Prisioneiro de Azkaban e O Cálice de Fogo, com as partes 3 e 4 do documentário Criando o Mundo de Harry Potter, ambos muito bons; e, claro, o lançamento tão esperado pelos fãs brasileiros, mesmo que já acreditássemos que nunca lançaria por aqui, das edições estendidas de O Senhor dos Anéis. E também a informação da estréia da primeira parte de O Hobbit, programada para dezembro de 2012. Espero que dessa vez o filme saia do papel, não é?


Sobre séries, bem; tivemos a estréia da segunda temporada de Glee, que já está em hiato e volta 06 de fevereiro; totalizou 10 episódios até agora nessa temporada. Temos também a estréia da sexta temporada de Supernatural, mas contando que eu só assisti ao primeiro episódio dessa temporada ainda, não tenho muito o que dizer. E, claro, devemos citar o grande final de Lost, que me agradou bastante, a mim como fã (sim, sou fã doido de Lost, considerando-a uma das maiores séries de todos os tempos).


Meg Cabot
Sobre livros, nem sei direito o que dizer. Tivemos alguns lançamentos de Meg Cabot, como o último volume do Diário da Princesa, com Princesa para Sempre; também tivemos Tamanho 44 também não é gorda e Ela foi até o fim, livro muito bom, um dos melhores dela, que li em apenas um dia. Tivemos Cabeça de Vento, extremamente engraçado e que nos deixa curioso para a segunda parte, e as promessas de A Rainha da Fofoca: Fisgada (último volume da série) e o primeiro volume de 1-800-Where-r-you?, que eu ainda não vi; bem, vamos continuar esperando. Tivemos também, como Patricia Cabot, Aprendendo a Seduzir (Educating Caroline, no original).
Seguindo em frente, tivemos o anúncio de Eoin Colfer sobre o novo Artemis Fowl, que deve se chamar The Atlantis Complex. Mal podemos esperar por cada volume dessa série, sempre. Ainda tenho que ler O Paradoxo do Tempo, mas não demorará muito a acontecer.
Eoin Colfer
Rick Riordan
E Rick Riordan também está trabalhando pesado, tivemos o lançamento no Brasil esse ano de A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano, além de Os Arquivos dos Semideuses, finalizando assim a série de Percy Jackson. O lançamento no exterior e no Brasil de A Pirâmide Vermelha, primeiro volume de As Crônicas de Kane, e o Brasil aguarda o lançamento de The Lost Hero, primeiro volume de The Heroes of Olympus, nova série do Acampamento Meio-Sangue.
Os Heróis do Olimpo, Volume I - O Herói Perdido
As Crônicas de Kane, Volume I - A Pirâmide Vermelha
Por parte de Cornelia Funke, tivemos o lançamento em território brasileiro de Morte de Tinta, conclusão da trilogia Mundo de Tinta.

Bem, acho que é isso. Como vocês puderam ver, 2010 foi um ano bem produtivo. Vamos torcer para que 2011 seja tão bom quanto esse também. Desejo a todos vocês um ótimo Ano Novo, e no próximo ano (a partir de amanhã, na verdade), nos vemos aqui de novo!

Comentários