Como foi 2011?


2011 foi para mim um ano muito importante; de algumas mudanças na minha vida, talvez um pouco mais de responsabilidade, e crescimento do blog. Falando sobre o blog, fico orgulhoso de ver que ele tornou-se isso que é hoje em dia; diferente do ano passado, o blog agora está com um layout bem mais apresentável, e bem mais organizado com as páginas das seções… tivemos seções temporárias pela primeira vez, tivemos a estréia do Mês Temático (que já contou com 5 edições esse ano!) e número de visitas subiu absurdamente… obrigado a todos vocês, leitores! É graças a vocês que o Parada Temporal vive e tenta sempre melhorar, ok? Fiquem à vontade para dar sugestões nos comentários! Seja de nova seção ou de conteúdo para seções já existentes…
Abaixo, vamos fazer juntos uma retrospectiva do ano em algumas áreas da ficção que o blog acompanha mais de perto, como séries, filmes, livros e Broadway… novidade desse ano, hein? Ano passado nem falei sobre musicais da Broadway no especial de fim de ano… que coisa feia, Jefferson! Como de costume, vou começar relembrando algumas estréias (cinematográficas) legais que aconteceram esse ano. Para todos os filmes (séries ou livros) sobre os quais eu comentei no blog, coloquei o título com um link, caso você queira ler. Vamos lá…

Em 14 de Janeiro, tivemos a estréia de As Viagens de Gulliver, e nem me perguntem porque ainda não existe um texto sobre esse filme no blog… infelizmente ainda não tive a chance de assisti-lo, e nem posso usar a desculpa de falta de tempo nem nada assim… acontece que eu sempre me esqueço, acabo assistindo alguma outra coisa. Mas em breve galera, em breve.
28 de Janeiro contou com duas estréias que me agradaram muito, em dois estilos diferentes: primeiro, Amor e Outras Drogas, filme com Jake Gyllenhaal, que foi muito legal; divertido, uma ótima comédia romântica; e Caça às Bruxas, com Nicolas Cage, filme extremamente bom e que fez um bom sucesso no início do ano.
04 de Fevereiro, Cisne Negro, muito comentado, um dos preferidos no Oscar desse ano, realmente bom. E Splice – A Nova Espécie, que eu ainda não assisti, mas que parece ser algo muito bom e meu estilo de filme… algo que gostaria bastante. Também fica para o ano que vem.
Em 11 de Fevereiro tivemos quatro estréias importantes, mesmo que eu não tenha assistido todas. Em primeiro lugar, Bravura Indômita, muito comentado no Oscar; depois, O Discurso do Rei, vencedor do Oscar de Melhor Filme, mas eu ainda não tive coragem suficiente para assisti-lo. Burlesque, não me pergunte por que eu ainda não vi, sendo um musical. E O Ritual, filme muito bom do gênero suspense. O único dos quatro que eu assisti…
04 de Março, Esposa de Mentirinha, com Jennifer Aniston e Adam Sandler nos papéis principais. Ainda não vi o filme, mas presumo que seja bom, com esses dois encabeçando o elenco. Quer dizer, todos sabem que eu gosto dos dois como comediantes, nunca vi um trabalho dos dois juntos… deve ser interessante.
Em 11 de Março tivemos a estréia de uma das melhores comédias do ano (se não a melhor), Passe Livre. Lembro que fui ao cinema com uma galera para assistir, e a gente passou o tempo todo rindo… uma das melhores comédias dos últimos anos, sem dúvida.
18 de Março, estréia de Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles, que chegou absurdamente atrasado aqui na minha cidade, e eu acabei nem assistindo… e Sexo Sem Compromisso, que deixou bastante a desejar e não honrou em nada a premissa prometida… mais para o fim do ano tivemos outro filme que consertou isso.
25 de Março, dois filmes de que eu realmente gosto, mas infelizmente não vi nenhum dos dois no cinema (não me pergunte as razões, ok?). Primeiramente, Sucker Punch – ótima história, ótima trilha sonora, um de meus filmes preferidos do ano. E Sem Limites, sobre um escritor que toma uma pílula para incentivar o cérebro… um dos filmes mais geniais e gostosos de se assistir desse ano também… ficção científica de muito bom gosto!
15 de Abril foi um dia de expectativa… lá estava eu, ansioso pela estréia de Eu Sou o Número Quatro, e foi meio que uma decepção… o filme não é ruim em si, mas em comparação ao livro (do qual eu já era fã), deixou muito a desejar… minhas cenas favoritas foram cortadas e a história teve uma boa diferença no filme. Infelizmente.
22 de Abril, A Garota da Capa Vermelha… lembro-me de ter ficado muito curioso por esse filme, lembro-me de querer vê-lo, e aqui estou eu, no fim do ano, escrevendo esse texto, e por mais que tenha o filme em casa, ainda não o assisti… agora, toda vez que eu tenho a chance escolho outra coisa e ainda não vi o filme… um dia, um dia.
29 de Abril, Thor, o filme que mais me colocou em contato com o espírito de “Os Vingadores”… filme muito bom, muito interessante e que ajuda na preparação para a grande estréia do ano que vem, em que os veremos todos juntos… grande expectativa.
Em 27 de Maio tivemos a estréia de Se Beber, Não Case! Parte II, e eu ainda não assisti, por um bom motivo: não tive vontade… ouço muita gente dizer que gostou do primeiro filme e tal, mas eu o achei horrível… não ri, e não gostei… assim, não tive nenhuma vontade de assistir à sequência, ainda mais depois de ler comentários de que era bem parecido com o primeiro. Eu passo.
03 de Junho, o começo de uma das mais famosas sagas do cinema atualmente, X-Men, com X-Men – Primeira Classe. Um filme muito bom, gostei bastante… para todos os fãs de X-Men, recomendado, mesmo que exista algumas diferenças da história original da HQ, mas tudo bem.
Em 15 de Julho tivemos uma das estréias mais importantes dos últimos 10 anos, o fim de uma era, e um momento de muita emoção e muita tristeza para muita gente (nós, que somos a Geração Harry Potter com muito orgulho)! Harry Potter e as Relíquias da Morte, Parte 2 enfim chegou aos cinemas, acompanhado de muitas lágrimas, risadas e nostalgia… nós fãs ainda estamos nesse espírito de despedida, mas Harry Potter continua vivo como sempre…
29 de Julho, Capitão América: O Primeiro Vingador, a última estréia solo dos vingadores antes do filme de maio do ano que vem… foi o filme que mais nos preparou para o grande encontro, nos mostrando uma cena no final bem próxima de quando vai acontecer as histórias de “Os Vingadores”. Um ótimo filme…
05 de Agosto tivemos duas comédias interessantes… uma infantil, que foi Os Smurfs, mas bom para toda a família, muito divertido e que realmente faz bem para a gente; e Quero Matar Meu Chefe, que não foi a comédia mais genial já feita, mas foi divertida à sua maneira.
12 de Agosto, duas estréias importantes: primeiro, nova produção de JJ Abrams e Steven Spielberg: Super 8, sobre um extra-terrestre e um grupo de crianças filmando seu próprio filme… e A Árvore da Vida, bem emocionante, uma história bem bonita, e um dos filmes mais diferentes do ano… recomendado.
19 de Agosto, Lanterna Verde, que sofreu um pouco com as críticas, mas foi um filme gostoso de se assistir. Por mais que tenha apelado para a comédia em vários momentos, ainda foi bem legal… não foi aquela comédia ridícula, e foi bem divertido de se assistir; e teremos o próximo filme para salvar a franquia, já que está prometido que a sequência será mais dark. E Professora Sem Classe, ainda sem comentários profundos porque não assisti…
26 de Agosto, O Planeta dos Macacos: A Origem, ou a ressurreição da saga. O filme que mostra o começo de tudo, o começo da rebelião dos macacos, e promete ser o primeiro de uma nova franquia, que deve mostrar as guerras até chegarmos ao Planeta dos Macacos já conhecido. E Amor a Toda Prova, que também ainda não assisti.
16 de Setembro tivemos dois filmes que ainda não chegaram à minha cidade. Um deles eu sei que nunca vai chegar, que é Glee Live! 3D!, uma pena, sendo que já temos cinema 3D aqui… mas tudo bem, eu assisto no DVD. E a outra é Conan, o Bárbaro, que está bem atrasado por aqui… um dia chega.
23 de Setembro tivemos mais um filme de Premonição, Premonição 5, sendo um dos filmes da franquia de que mais gostei… a história estava bem interessante, o 3D foi utilizado de maneira brilhante, e o filme foi surpreendente… uma pena que tenha dado o tom de fim de franquia, mas já existe boatos de mais dois filmes que podem ser feitos… vai saber?
30 de Setembro, primeiramente, Amizade Colorida. Com a premissa muito parecida com Sexo Sem Compromisso, esse filme fez um trabalho muito melhor do que seu colega; uma das comédias românticas mais fofas do ano, e merece ser assistido. Também tivemos Contra o Tempo, ficção científica fantástica e bem a minha cara. Recomendo a todos.
14 de Outubro, a renovação de um dos maiores clássicos de todos os tempos… seja em cinema, em livro, em desenho… Os Três Mosqueteiros voltou ao cinema num filme com um pouco de tom de comédia, mas bastante interessante e com efeitos de tirar o fôlego. Vale a pena assistir.
04 de Novembro, um dos meus filmes favoritos dos últimos meses: O Preço do Amanhã. Mais uma ficção científica muito bem feita, parece que esse ano foi bom para pessoas que gostam desse estilo de filme, como eu.
02 de Dezembro, duas estréias infantis legais. Os Muppets, que infelizmente ainda não assisti, mas todos estão comentando que é realmente bom. E Operação Presente, que eu assisti no cinema e realmente gostei. Inclusive é deles o topo do blog durante esse mês…
09 de Dezembro tivemos O Gato de Botas, um spin-off de Shrek que se saiu bem melhor do que os últimos filmes do ogro. Tem um estilo bastante diferente, mas vale a pena assistir. Já o conferi e já escrevi o texto, mas ainda não tive a chance de publicar no blog… agora em Janeiro trarei. E Noite de Ano Novo, com Lea Michele, mas que ainda não estreou por aqui…
Bem, esses são alguns dos filmes que lançaram esse ano. Nem comentei Amanhecer ali, porque não achei que fosse tão necessário (quem acompanha o blog sabe que eu não sou lá muito fã dele não). Lembrando que esse ano também tivemos o lançamento das edições definitivas de Ordem da Fênix e Enigma do Príncipe, com as partes 5 e 6 do documentário Criando o Mundo de Harry Potter. Também tivemos mais informações sobre a adaptação de O Hobbit, que só chega ao cinema em dezembro de 2012 e 2013, mas já vimos nosso primeiro trailer! E a divisão em An Unexpected Journey e There And Back Again

As séries esse ano estão bem interessantes. Glee entrou em sua terceira temporada, prometendo retomar o espírito da primeira, e está se saindo bem, contando que algumas músicas não são lá tão boas e que o episódio de Natal foi horrível, está bem… muitos personagens novos sendo introduzidos, e a preparação para a separação de parte do elenco, que deixa a série no fim da temporada. Também tivemos a estréia da sétima e última temporada de Supernatural, a qual eu estou aprovando, especialmente depois da decepção que foi a sexta temporada. Merlin finalizou sua quarta temporada de maneira brilhante, e agora nos deixa na expectativa pela estréia da próxima temporada, que acontece só em setembro ou outubro… Two and a Half Men passa por transformações em sua nona temporada, com a saída de Charlie Sheen e a entrada de Ashton Kutcher… Ashton ainda não está sendo bem aceito, mas eu não posso dizer que ele esteja realmente tentando… seu personagem realmente é bem ruim e o que salva a série são os personagens dos quais já gostamos… entre as séries novas, comecei a assistir duas: Terra Nova, que embora muitas críticas negativas estejam sendo divulgadas eu ainda acho interessante e estou aprovando, e Person of Interest, a qual só comecei a assistir por ser de JJ Abrams e ter Michael Emerson no elenco… série bem interessante, mas que surpreendeu mesmo em seus dois últimos episódios do ano…

Na área dos livros, tivemos algumas coisas interessantes. Artemis Fowl – O Complexo de Atlântida chegou ao Brasil e terminei de lê-lo nessa semana, então trarei para o blog em breve. O segundo volume de Os Legados de Lórien, escrito por Pittacus Lore, O Poder dos Seis também foi lançado e eu já li – posso dizer que é muito melhor que seu antecessor, e é um ótimo livro, cheio de reviravoltas. Em breve trarei o texto para o blog. Rick Riordan teve seu primeiro livro de Os Heróis do Olimpo no Brasil, O Herói Perdido, muito bom! No exterior, The Son of Neptune também já foi publicado, chega ao Brasil na primeira metade do ano; outra série que teve mais um volume publicado foi As Crônicas dos Kane com O Trono de Fogo. Seu antecessor ainda me agrada mais… e a divulgação do tema da nova série de Rick Riordan: mitologia nórdica.

E na Broadway, o grande destaque do ano foi The Book of Mormon, vencedor de 9 Tony Award (incluindo Melhor Musical) e é realmente o melhor musical que a Broadway fez nos últimos anos… eu viciei nessas músicas e nessas cenas, assisto o tempo todo… o texto para o blog ficou um pouco grande e foi dividido em três partes… em breve estará aqui. E também tivemos o revival de How to Succeed in Business Without Really Trying, com Daniel Radcliffe no papel principal, e ele fez um ótimo trabalho… no Brasil tivemos estréias importantes como Hair e Cabaret (e eu pretendo assistir as duas em Janeiro, em São Paulo!).

Bom, acho que é isso. Essas retrospectivas sempre ficam gigantescas, mas é muito gosto de preparar… espero que vocês tenham gostado do texto, e ter acompanhado o blog ao longo desse ano! Vamos torcer para que em 2012 muitas novas estréias sejam boas e que o blog continue crescendo. Conto com vocês aqui a partir de amanhã, ok? Feliz Ano-Novo!

Comentários

  1. Realmente, houve muitos lançamentos que muito me agradaram em 2011, uns que deixaram a desejar e outros que realmente não me agradaram. Smurfs, embora não seja da minha época, trouxe boas lembranças para muitas pessoas. X-men First Class fechou com chave de ouro ( ou melhor, abriu, já que cronologicamente veio primeiro que os outros ) todos os filmes sobre os X-men que vieram até então, Thor, Capitão Lanterna Verde ( embora este último não tenha nenhuma relação com os dois primeiros ), nos trouxeram de volta o universo dos heróis. Harry Potter and the Deathly Hallows part 2 pra mim foi o mais emocionante, porque, assim como a maioria dos fãs dos livros e dos filmes, eu acompanhei do início ao fim a série. Conforme a série ia evoluindo, os filmes sendo lançados, os personagens iam evoluindo, os atores iam evoluindo, EU ia evoluindo, e o tipo de série que fez e continua fazendo isso com toda uma geração, promete não morrer nos corações tão cedo. Rise of the Planet of the Apes foi muito bom, inclusive pelo papel de Tom Felton no filme, e quando ele disse " tire essas mão imundas de cima de mim!" quem não tenha lembrado do nosso querido Malfoy? Claro que assisti outros filmes,mas esses foram os que se destacaram.
    Quanto aos livros, terminei de ler a série Percy Jackson, e também me interessei pelas outras séries do Rick, como as Crônicas dos Kane e Heróis do Olimpo, principalmente depois que passei a acompanhar mais o seu blog. Posso dizer que me identifiquei muito com esse blog e com seu autor,e espero que continue escrevendo, porque está fazendo um ótimo trabalho. Um feliz ano novo bem atrasado ( já é dia 12/01 ) pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado (: fico muito contente por ler um comentário desse... completo e com direito a alguns elogios no final dhaisdoada é bom saber que tem gente acompanhando e gostando do blog, e esse ano eu tenho várias surpresas novas para trazer pra cá, continue visitando :D até mais!

      Excluir

Postar um comentário