Dia da Toalha / Dia do Orgulho Nerd – Feliz Dia Nosso!



“[…] a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmória de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal […]; você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.
Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc., etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou mais outros, que o mochileiro por acaso tenha ‘acidentalmente perdido’. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito”.
O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams
Capítulo 3 – pág. 36-37

Isso é o que o Guia do Mochileiro das Galáxias diz sobre a “toalha”; já Ford é bem mais sucinto em sua fala: “Tudo o que você precisará quando o Universo acabar é de uma toalha!”. A Trilogia de Quatro Livros (que, por acaso, são Cinco – e recentemente se transformaram em Seis) conta a história de Arthur Dent, um inglês comum (extraordinariamente ordinário – chato de tão comum), querendo defender sua casa, prestes a ser demolida, naquela terrível quinta-feira… após descobrir que seu melhor (e único) amigo, Ford Prefect, é na verdade um extra-terrestre, os dois fogem juntos escondidos em uma nave, antes que o planeta Terra seja destruído pelos Vogons para a construção de uma via hiperespacial intergaláctica.
Depois de serem descobertos pelos Vogons, os dois são soltos no espaço e milagrosamente salvos pela nave Coração de Ouro, comandada por Zaphod Beeblebrox e Trillian. Além desses personagens, uma das marcas mais queridas de Mochileiro é o robô Marvin, um robô maníaco-depressivo, extremamente inteligente e pessimista. Também conhecido como Marvin, o Andróide Paranóide. Esse grupo de pessoas enfrenta uma viagem pelo Universo, em busca da Pergunta Fundamental da Vida, o Universo e Tudo Mais – guiados sempre pelo Guia do Mochileiro das Galáxias.
São livros divertidíssimos. Douglas Adams tem uma narrativa rápida e envolvente. Ficção científica de primeira qualidade, Adams se utiliza de um humor sarcástico e afiado para criticar a sociedade. Simplesmente genial. E em meio à tudo isso, em 2001, foi que surgiu o Dia da Toalha. Os fãs precisavam homenagear o autor de alguma maneira após seu falecimento… e como ele fizera todos rir, e “chorar de rir”, precisava-se de um tema engraçado para essa homenagem… como uma página inteira do Mochileiro era sobre a importância da toalha ao se sair perambulando pelo Universo, esse virou o símbolo. Houve a possibilidade de trocar a data para 42 dias após seu falecimento, mas dia 25 de Maio ficou sendo o dia oficial, desde 2001.
Nesse dia, fãs do mundo inteiro saem por aí carregando toalhas… alguns o usam como capa, outros como turbante, ou como quiser… o que importa é que durante todo o dia a toalha esteja com vocês… uma das maneiras é dobrá-la e colocá-la sobre os ombros… quero só ver a cara dos meus alunos… planejo sair com a minha toalha, afinal é uma comemoração importante, e você… já tem sua toalha?
O dia 25 de Maio também é chamado de Dia de Star Wars (embora eu prefira comemorá-lo no dia 04 – como vocês já notaram), em homenagem ao primeiro Star Wars, o Episódio IV, lançado no dia 25 de Maio de 1977; com todas essas datas importantes nesse dia, o dia é conhecido como Dia do Orgulho Nerd ou Dia do Orgulho Geek – e por ambas as razões é importantíssimo para nós.
Como eu já comentei, e como eu escrevi todo esse Mês Temático para comemorar, EU SOU UM NERD, e muito mais do que isso EU TENHO ORGULHO DE SER NERD. Esse é o nosso dia, é o dia de sair na rua com uma toalha, sem medo do que os outros vão pensar, é o dia de se orgulhar de fazer parte desse Universo Geek, tão bom e tão prazeroso… é momento de mostrar para o mundo que ser nerd, diferentemente do que se pensava alguns anos atrás, é uma das melhores coisas do mundo! EU ME ORGULHO DE SER UM, E VOCÊ? FELIZ DIA DO ORGULHO NERD!

Comentários

  1. Caramba! O da Toalha não sabia!!!!!
    Depois 'copiarei' seu texto (com créditos ;) claro), gostei hehe e é verdade, toalhas são sempre bem vindas, já usei para me esquentar e de guarda-chuva também hahahaha eu sou uma 'estrita'? Sempre quando saio (passar o dia fora num parque, piscina...) levo toalha, blusa, escova, e etc haha
    e o Orgulho Nerd, uhuuu.. parabénss!!!! Eu sou nerd, não tão nerd... sou daquelas estudiosas desde pequena, daquelas que ainda lê livros, ouve músicas diferentes e antigas hahaha e internet, coisas geeks e programas geeks, sou uma nerdzinha hahahahaha

    beijãozão *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você não é uma Mochileira, é sim (y) Eu sou um Mochileiro, e que os estritos saibam que eu sempre carrego minha toalha :D afinal, ela tem ao menos 42 utilidades =P Mochileiros entenderão! kkk
      uma nerdzinha em menor escala? ok, tá servindo (y) :P

      Excluir
    2. Pois é, não li esses livros =( Mas já me falaram que são bons! Quem sabe serão os próximos?!tenho alguns ainda na fila para terminar hahahahaha
      Ebaaa....pois é, sou uma iniciante ou uma nerd alternativa?! HAHAHAHAHAHAHA

      beijãozão *

      Excluir
    3. Não sei te classificar, você com certeza é a melhor pessoa para isso (y) Mas procure os livros, sim, você vai gostar :D

      Excluir
  2. Hahaha, então era essa a tal surpresa!
    Adorei, essa data vai pro meu calendário, com certeza.
    Agora só falta comprar uma toalha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sonho é mandar bordar o "Don't Panic" e o símbolo do Mochileiro em uma toalha... vou fazer isso para o ano que vem! :D 25 de Maio que me espere...

      Excluir

Postar um comentário