O Último Guerreiro das Estrelas (The Last Starfighter, 1984)


Em algum lugar escondido do meu cérebro alguma coisa de The Last Starfighter se escondia. Porque assistindo ao filme eu tive a impressão de que não era a primeira vez que entrava em contato com aquela história, no entanto não me lembrava do filme. E é um filme bom. Com efeitos especiais bastante precários e uma história bastante simples e linear, The Last Starfighter surpreende pela simpatia e inovação de contar duas histórias ao mesmo tempo, com “dois Alex”. Isso tudo junto torna o filme bastante cativante.
Acho que faz parte do sonho da geração de 1980: essas viagens espaciais todas. Acredito que existam duas formas de ficção científica: aquela que mexe com seu cérebro e te faz questionar a realidade, e aquela que te ilude e te faz sonhar, ou retrata seus sonhos. Também posso descrevê-las como “sérias” e “divertidas”, e esse filme se enquadra na segunda categoria. Mas com muito bom humor e cenas realmente marcantes, podemos dizer que é uma hora e meia bem gasta para os fãs do gênero. E parte da comédia está mesmo nos efeitos risíveis.
No entanto, acho que o final foi risível. Eu realmente não esperava nada daquilo, estava vendo um final todo dramático em que Alex tivesse que fazer uma escolha e suas experiências todas fossem colocadas em risco. Mas desde o retorno de Centauri já vemos que não é bem isso que teremos, e foi tão absurdo que eu realmente ri. Não dá para levar o filme muito a sério, o roteiro todo parece mesmo tirado de um sonho adolescente, um aficcionado por jogos que queria viver aquilo na realidade. E de um jovem que não sabia ainda o que fazer da vida, só queria ser grande.
Na história do filme, Alex Rogan mora num conjunto de trailers (conjunto de trailers e fã de videogame, eu acho impossível não me lembrar de Wade/Parzival) e em uma noite consegue finalmente bater o recorde do jogo Starfighter – já é uma sensação no povoado todo, com todos vindo para ver a grande conquista. Acontece que o jogo foi implantado na Terra por um alien, Centauri, como uma forma de teste para recrutar reais Guerreiros das Estrelas para a grande guerra que se aproximava… e essa jogada coloca Alex como prioridade para o cargo.
There’s a perfect logical explanation for this.
I gotta be dreaming.
Retirado da Terra sem saber o que está acontecendo por um alienígena realmente muito louco, ele recusa o emprego e volta para a Terra para o que eu acho uma das mais fascinantes cenas do filme: o encontro com o simulóide, a Unidade Beta, o robô que assume seu lugar enquanto ele está fora. A conversa de Alex com Alex é simplesmente encantadora, e eu acho que o filme poderia ter continuado naquele diálogo eternamente e não teria sido chato. Simplesmente fantástico, foi ótimo ver os Zando-Zan atacando, e o Beta ajudando a convencer Alex a ir para o espaço… “Good luck, Alex” “You too… Alex”.
Nessa pequena saída para a Terra, todo o hangar com os demais starfighters é atacado, e então ele é o único a sobreviver. O filme é bastante inteligente ao mostrar o longo processo até se tornar um starfighter de verdade – mesmo já na nave, Alex ainda enfrenta suas dúvidas e seus medos, e precisa convencer a si mesmo de que pode fazer isso, e isso é uma transição importante, repleta de motivos bem convincentes para tal. E também é bom vê-lo ter o dom, mas mesmo assim precisar praticar até se tornar alguém tão poderoso quanto Centauri prometeu que ele seria.
E por incrível que pareça, a parte que mais me fascinou no filme foi ver o Alex Beta na Terra, tentando viver como um humano e passar despercebido. Não achei que o filme fosse acompanhar os dois, mas felizmente o fez! E assim pudemos ter momentos realmente divertidos com Maggie e com Louis, o irmão mais novo. Com Louis foram cenas realmente engraçadas – “Louis, you’re having a terrible nightmare. Go back to sleep” – e com Maggie além de engraçadas foram fofas – “You’re my Juliet. My Venus”. Teria dado certo se ele não tivesse escolhido a pessoa errada para copiar…
Muito legal vê-lo tentando ser um humano como os outros, eu acho que eu sou fascinado por esse tipo de história de robôs. E a parte da Terra precisou de menos efeitos especiais, que tornaram toda a narrativa mais crível e menos imaginativa. Dentro do possível. E fiquei surpreso em ver ele dizendo a verdade por Maggie, e ainda ser ajudado por um Zando-Zan que fez questão de atirar nesse momento e revelar sua verdadeira identidade de robô. “You owe me one, Alex”.
O filme é bem divertido. Tem a cara daqueles filmes que nós víamos quando éramos crianças, na Sessão da Tarde. Com uma história bem criativa e bem maluca, não é o filme que você precisa levar muito a sério, e não é a ficção científica que vai mudar a sua vida, mas é aquele filme divertido de férias que você vê enquanto come pipoca e ri com os amigos em uma tarde chuvosa. Divertido, vale a pena, provavelmente muita gente já viu! E o que vocês acham do filme? Até mais!

Para mais filmes assim, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz.


Comentários