[Cantinho de Luz] NOVELAS


Porque o México nos presenteou com algumas das melhores histórias da minha infância!
A Televisa produziu algumas das novelas mais marcantes de nossas infâncias, que o SBT fez o favor de nos passar para que crescêssemos assistindo a essas histórias tão fofas… mesmo que ela tenha deixado de fora algumas. Mas, de todo modo, tivemos o prazer de assistir, além de nossa versão brasileira de Chiquititas, novelas como Carinha de Anjo, que fizeram com que nos apaixonássemos por Dulce María, aquela adorável garota que vivia no colégio de freiras; e Cúmplices de um Resgate, que é a minha favorita de todos os tempos, que mostrava aquelas gêmeas incríveis que foram separadas no hospital, e cada uma cresce em um lugar, com uma família e uma banda… ou outras ainda mais recentes, como Amy, a Menina da Mochila Azul. Prima, essa é pra você!
Gosto muito de como as histórias podiam variar, e como as crianças (e eu, adolescente até!) sempre pareciam gostar dessas tramas. Eles podiam tratar assuntos muito sérios, como a morte dos pais com uma infinidade de protagonistas órfãos, ou ainda o seqüestro e maltrato. Temos as dificuldades de relações na família, mas também temos uma série de mensagens e valores que talvez tenham nos feito crescer crianças melhores. Na verdade, as novelas comumente prezavam pela amizade e pelo amor, e isso era o que prevalecia. Eu adorava ver como, mesmo crianças, eles podiam fazer tanta coisa, viver tanta coisa, e se proteger e se amar tão verdadeiramente. Meninas como Daniela Luján e Belinda protagonizaram as minhas novelas de infância…
Até as duas a mesma novela. Mas enfim.
Várias das novelas datam de uma época em que eu ainda não existia, ou era jovem demais para assistir e depois me lembrar das novelas… então elas não estão na minha cabeça como memórias gostosas da minha infância, mas também podem aparecer pelo Cantinho de Luz porque eu vou tratar de conhecer! Como a primeira versão de Carrossel, passando no Brasil enquanto eu nascia… então eu não pude acompanhar. Também tivemos, por exemplo, Chispita, tanto tempo atrás. Curiosamente, o México tinha o costume de produzir remakes (nos quais eles mudavam o título da novela, os nomes dos personagens, mas mantinham a mesma história), e já fez parte da minha infância o remake de ambas: Viva as Crianças e Luz Clarita, respectivamente.
Sobre minhas favoritas pessoais, eu sempre vou citar, em primeiro lugar, Cúmplices de um Resgate. A história das gêmeas vividas originalmente por Belinda me marcaram mais que qualquer outra. Assisti nas duas exibições do SBT, e simplesmente adorei a proposta das duas gêmeas tão diferentes, que cresceram em mundos diferentes – e se conhecem. O seqüestro, a troca de papéis, tudo… mas amando com a mesma intensidade, está Carinha de Anjo, porque Daniela Aedo, em seus 5 anos de idade, estava absolutamente adorável. Uma menina travessa, inteligente e perfeitamente fofa, não tinha como não ter vontade pegá-la e abraçá-la! Também adorava O Diário de Daniela (cujo CD eu ainda tenho), Viva as Crianças! e Alegrifes e Rabujos. Fora algumas outras.
Momento ultraje: o SBT deixou de fora algumas novelas que realmente não deveria ter ficado de fora. A minha maior frustração, ao descobrir, é claro, foi Aventuras en el Tiempo. Aventuras no Tempo foi produzida pela Televisa em 2001, época em que o SBT tinha altos índices de audiência com o segmento infantil, e foi protagonizada por Belinda e Christopher Uckermann. Com uma boa audiência e sucesso no México, acho que ninguém entende porque não passou por aqui. Mas eu assisto agora para o Cantinho de Luz. Quer dizer, VIAGEM NO TEMPO! Essa é, na verdade, a que mais me incomoda que não tenha sido exibida por aqui, mas acho que o SBT também podia ter exibido Pablo y Andrea, a última novela infantil produzida pela Televisa, em 2005.
De qualquer modo… Cantinho de Luz está aí pra isso. <3
Segunda-feira, a estréia da primeira novela aqui. Já sabe qual é por esse texto?

Para mais postagens, visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários