[Cantinho de Luz] SÍTIO DO PICAPAU AMARELO


No dia 12 de Outubro de 2001, ninguém nem se preocupou com Dia das Crianças.
Eu realmente me lembro claramente desse dia… eu era uma criança de apenas 8 anos, prestes a fazer 9 – e a Globo estava passando comerciais e comerciais sobre sua nova atração: Sítio do Picapau Amarelo. E parecia tão ENCANTADOR que as crianças já estavam extasiadas antes de de fato começar! Lembro-me claramente do meu pai, do lado de fora do prédio no meu condomínio, me explicando sobre o Sítio dele, sobre os personagens e tudo o mais… e meu coração de criança simplesmente ADORAVA. Meus olhos brilhavam, e eu sorrio só de pensar nesse momento. Foi depois disso, vendo Sítio, fazendo anotações sobre os episódios e tudo o mais, que um dia meu pai chegou com Reinações de Narizinho para mim. Não era meu nem nada, era apenas um livro emprestado da faculdade na qual ele trabalhava… mas ele disse que eu podia ficar com ele quanto tempo quisesse, e foi tipo o melhor presente que eu podia ganhar!
Abracei o livro e nunca mais o soltei. [Não, eu devolvi, hoje tenho o meu]
O Sítio do Picapau Amarelo é uma história incrível que surgiu da mente de Monteiro Lobato. Ele criou um universo no qual boneca de pano falava e sabugo de milho era um gênio. No famoso Sítio, Dona Benta morava com sua neta, Narizinho – e Pedrinho, primo da menina, passava todas as férias no lugar. E lá eles tinham as mais incríveis aventuras. Emília era uma boneca incrível, inteligente e asneirenta, cheia de atitudes e idéias. Foi ela quem tentou desligar a Chave da Guerra e acabou desligando a Chave do Tamanho, foi ela que ajudou o Pequeno Polegar a fugir da dona Carochinha, e foi ela quem resolveu que a natureza “precisava de uma reforma”. Foram 23 de livros escritos pelo autor que contaram as mais clássicas aventuras que se passavam no lugar, e que mais tarde foram expandidas em programas de TV, desenhos animados e livros derivados… um fantástico mundo infantil onde nos era permitido sonhar. Cores, brincadeiras, personagens ótimos… eu viajava completamente nesse universo!
Sério, Sítio do Picapau Amarelo tem um gosto tão bom de infância! De felicidade.
Uma das versões mais famosas de Sítio do Picapau Amarelo estrearam na Rede Globo em 1977… meus pais eram ambos crianças, e aquilo fez parte da infância deles. Acho que por isso chegou a nós com tanta força, porque nossos pais nos transmitiram o quão significativo o programa fora para eles no tempo deles. Depois de um pouco mais velho, eu fui atrás da versão “antiga” – tenho DVDs, tenho uma infinidade de vídeos no computador, e umas montagens que eu fiz ao longo dos anos quando ainda estava na transição da infância para a adolescência. Assisti a episódios com todos os atores da versão de 1977 a 1986, e aprendi a amar aquela Emília toda colorida e interpretada por uma adulta como ela era naquela época. Não é à toa que eu tenho muita informação sobre todas aquelas temporadas (como lista de atores, resumos de todos os episódios e esse tipo de coisa) armazenadas em meu computador, o que, pensando bem, vai ser de ENORME ajuda enquanto eu escrevo os próximos textos.
Depois, como a nossa geração entrou em contato com o Sítio do Picapau Amarelo, uma nova versão estreou em 2001. E as coisas eram bem diferentes. Em nova época, a Tia Nastácia não era gordinha, Dona Benta não era tão velha e o Sítio tinha até computador! Algumas críticas vieram daqueles que viam a versão de1977 e os anos seguintes, mas para nós era como estávamos conhecendo todo aquele universo… e tinha a ver com a maneira como nós vivíamos naquela época, então acho que fez sentido a todos nós. Não nos incomodou. A Cuca também era toda bonitona, e muito preocupada com sua aparência. Isabelle Drummond se eternizou no trabalho de Emília, papel que conseguiu quando ainda era MUITO CRIANÇA. E conseguiu encantar a todos, uma Emília carismática, um pouco menos colorida mas com cores bem vivas, com todas suas asneiras, suas idéias mirabolantes, e sua personalidade astuta. Uma Emília encantadora.
As coisas mudaram com o tempo. Em 2003, na estréia da terceira temporada, eles já estavam começando a mudar um pouco as coisas, como os figurinos dos personagens, que ficaram mais de interior, mas Pedrinho e Narizinho estavam ficando grandes demais para seus papéis… a Cuca ganhou um cabelo desgrenhado! Em 2004, quando as crianças foram substituídas, apenas Isabelle Drummond continuou no papel. No último episódio, também o Visconde foi substituído para a temporada 2005. 2005 foi um ano meio “Malhação de manhã”, mas eu adorei a história de João e Cléo. 2006 jogou os personagens em uma reformulação total, com novíssimos figurinos e uma mudança drástica nas cores, no Sítio propriamente dito e até no estilo de filmagem. Era um NOVO Sítio do Picapau Amarelo, com roupas mais rurais do que nunca, mas possivelmente foram as melhores versões dos personagens. Visualmente, estava tudo muito bonito. E autêntico.
Por fim, 2007 mudou TUDO, atores, locação, histórias. E acabou com o nosso Sítio.
No entanto, mesmo depois da temporada 2007 completamente diferente (com outros atores em TODOS os papéis, e uma versão da Emília que não parecia a Emília) que tentava salvar a audiência e não conseguia, o Sítio do Picapau Amarelo retornou MAIS UMA VEZ, em 2012, dessa vez em forma de desenho animado. O desenho animado, que ainda está sendo produzido, tem episódios de cerca de 10 minutos, e a série parece estar começando a fazer sucesso pelo mundo. Com desenhos belíssimos e muito atuais, a produção chama atenção, e é absolutamente encantadora! São episódios rápidos, que você pode ver a qualquer momento, tem cores muito vivas, traços precisos, e uma dublagem incrivelmente fofa. É realmente um daqueles desenhos de dar orgulho, de tão incrível que é! E se Peixonauta, brasileiro, é o sucesso que é, por que não o maravilho Sítio? É, possivelmente, o auge do Sítio do Picapau Amarelo que poderá ser assistido e reassistido por anos, por nossa geração e as futuras.
Eu sei que eu vou tentar passar às novas gerações. Com certeza.
  
Para mais postagens de Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

Comentários