Star Trek: Discovery 1x05 – Choose Your Pain


“Of course you did. The moment you decided to boldly go where no one had gone before. What did you think would happen when you bumped into someone who didn’t want you in their front yard?”

A Guerra contra os Klingons continua e, dessa vez, o Capitão Gabriel Lorca é capturado por eles e mantido prisioneiro em uma cela onde, de tempos em tempos, os klingons aparecem para torturas. Assim, Saru fica como o Capitão da USS Discovery, disposto a fazer o que for preciso para salvar o seu capitão, enquanto Michael se preocupa cada vez mais com a criatura que nomeou “Reaper” no episódio passado, porque a cada salto em esporo, ele fica mais fraco e pode não aguentar por muito mais tempo. Assim, como ninguém mais parece escutá-la, Michael Burnham vai atrás do médico da USS Discovery e de Stamets, para que eles possam apoiá-la e proteger a criatura e a invenção de Stamets, também possivelmente comprometida caso algo dê errado. Assim, eles precisam de um substituto para a criatura que serve como ferramenta de navegação.
Enquanto isso, o Capitão Lorca enfrenta a verdade da arrogância da Frota.
Gostei muito de todo o desenvolvimento do episódio, e gostei dessa discussão humana em defesa do Reaper, porque talvez seja algo que estamos sentindo falta em uma versão de “Star Trek” que está ambientada no meio da GUERRA. Tilly, Stamets e Michael trabalham juntos em busca de um substituto: “Can we build a virtual Reaper?” E, assim, eles conseguem, aos poucos, estudar e definir o que precisam, embora ainda não seja possível de fazer virtualmente, apenas com outra criatura viva, disposta a trabalhar e consciente de seus atos: como um humano. Saru, no entanto, é irredutível e racional ao extremo, a ponto de ser cruel, ordenando que os sistemas sejam ligados de volta e que eles possam ir em busca do Capitão. Eu ADORO os efeitos do salto em esporo, mas é cruel como isso é um maltrato àquela inocente criatura.
Dá para ver a preocupação nos rostos de Tilly e Stamets – Michael prefere não assistir. Depois do primeiro salto, a criatura se fecha e reduz a acumulação de água no corpo para menos de um 1%, como forma de se proteger, e enquanto Saru quer forçá-la a trabalhar, o médico avisa que “não será cúmplice de um assassinato”. WOW. Eventualmente, o Capitão Lorca é salvo com Luke, mas sabemos que há algo diferente quando Stamets não diz que “reacordou a criatura”, mas que “estão prontos para o salto”. Ele mesmo se voluntaria no lugar do Reaper, E EU AMEI ISSO NELE. Fez com que eu gostasse ainda mais do personagem, que já é dos meus favoritos! Isso é impactante, coloca Saru de volta ao seu juízo, permitindo que Tilly e Michael salvem a criatura, liberando-a no espaço (é lindo!), e Stamets, felizmente, está bem… à salvo. Ele garante isso quando seu marido/médico lhe pergunta.
“Yes, dear doctor. I feel okay”
Mas eu sinto que há algo de errado com ele…

Para mais postagens de Star Trek: Discovery, clique aqui.


Comentários