Riverdale 2x04 – Chapter Seventeen: The Town that Dreaded Sundown


“Fight fire with fire. Fight terror with terror”
Como eu disse, eu GOSTO do tom que “Riverdale” assume para sua segunda temporada. É distinto da primeira temporada, e do que aprendemos a gostar quando a série estreou, mas é bacana. Tudo é mais escuro agora, mais sombrio, e os personagens estão mais envolvidos em tramas sérias, e o lado mais teen da série, de certo modo, foi deixado de lado. Pode não ser uma boa escolha, mas funciona por enquanto. Gosto de a série explorar o fato de um assassino em série atormentar a cidade, e de como o vídeo de Archie e o Círculo Vermelho repercute na cidade, com Hermione dizendo a Veronica que ela deve terminar com Archie, Fred Andrews surtando, as Serpentes mandando Jughead “caçar” o Archie… Archie, por sua vez, anda nos corredores quase que se sentindo uma celebridade, ainda que isso lhe custe o time de futebol, por exemplo.
Ele não vai voltar atrás agora.
Parte do episódio foge de Archie, o que é bom, e centra-se em Betty. Ela recebe um envelope do Black Hood, o nome oficial do assassino em série da cidade, com uma carta que sugere que foi ela mesma quem o inspirou a começar as matanças, com o seu discurso no Jubileu, na temporada passada. Gosto de como ela compartilha isso com Kevin, de como as coisas começam a ficar bem entre eles, e eu adoraria que Kevin tomasse mesmo uma posição de maior importância na série. Com Jughead e Toni, os dois tentam desvendar uma mensagem criptografada que o Black Hood manda a Betty: e ela é, supostamente, a única que pode decifrá-la. A mensagem é, enfim, decifrada como “I will strike next where it all began”, e Betty e Jughead conseguem chegar à Câmara durante a reunião convocada pela Prefeita para salvar a população de Riverdale.
Archie, por sua vez, decide provocar o Black Hood, como pretendia com o seu vídeo. Ele compra uma arma e invade território do Sul para chamar a atenção do assassino, mas tudo o que ele consegue atrair são Serpentes, e a cena é interessante. Enquanto ele picha círculos vermelhos pela cidade, eles aparecem com uma faca, e Archie revida com a sua arma: “Who made a mistake?” É interessante notar como o personagem está mudando. Archie está tomado por certa obsessão, mas Veronica está disposta a defendê-lo, porque sabe que Hiram está envolvido nisso, afinal Archie é facilmente manipulado. Ah, e por falar nisso, detestei a maneira como Hermione teve a pachorra de ir falar com Veronica sobre os riscos da “lealdade cega”, que é “estúpida e perigosa”… afinal de contas, eu só posso descrevê-la, nesse momento, como hipócrita.
O famoso “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”.
Veronica só duvida de Archie em um momento, quando percebe que ele pode estar indo longe demais, e isso é depois de ajudar a transformar o “Red Circle” em um movimento, com as camisetas, e então ele desabafa: “I want him dead, Veronica. I want the Black Hood dead. And I wanna be the one who does it. I wanna be the last thing that he sees”. Depois disso, reunido, o Red Circle ainda tem uma luta contra as Serpentes, intensa e cheia de perigos, mas sexy por ser na chuva, e é Veronica quem a finaliza, com um tiro ao alto. [Devo dizer que quando Veronica estava “cuidando” do Archie, nós sentimos um pouco de inveja. Ou talvez não “um pouco”] Juntos, Veronica e Archie jogam a nova arma de Archie no rio, começando a fechar essa parte mais obcecada de Archie, talvez. Mas o Black Hood está mesmo concentrado em Betty de agora em diante.
“Hello, Betty. This is the Black Hood speaking”

Para mais postagens de Riverdale, clique aqui.


Comentários