Stranger Things 2x04 – Chapter Four: Will the Wise


“It’s about the Shadow Monster, isn’t it?”
Uma coisa que precisa ser dita sobre “Stranger Things”: ESSAS CRIANÇAS ARRASAM. Millie Bobby Brown tem mais uma cena brilhante como Eleven, mas o destaque do episódio vai para Noah Schnapp, que ARRASA em uma atuação forte e tocante como Will Byers, e agora ele tem toda a chance de fazer um trabalho magnífico no papel, depois de ter passado a maior parte da primeira temporada ausente. O terceiro episódio termina com o monstro da temporada entrando no corpo de Will, e agora as coisas estão diferentes para o personagem. Joyce, como uma excelente mãe, tenta falar com o filho, mostra o desenho que copiou da TV, e pede que ele se abra com ela para que ela possa ajudá-lo… e quando ele conta o que aconteceu, o que sentiu, e chora daquela maneira, eu senti a dor de Will, a cena me emocionou, mas eu só estava pensando:
QUE ATUAÇÃO! <3
Will está entrando em uma nova fase. Está se tornando macabro, frio. Aquela cena sobre a temperatura de seu corpo nos ajuda a entender como ele e o monstro estão se tornando um. Quando ele olha para a água quente que a mãe preparou, com o intuito de aquecer o seu corpo, e ouvimos o professor falar sobre as características do “medo”, percebemos o quanto o medo não é dele, mas do monstro que divide o corpo com Will agora. O “Não!” intenso dele foi assustador. Joyce está assustada, Will também – e ela chama Hopper. A maneira como Will fala de suas “memórias”, memórias velhas que não são dele, e sobre algo que está “crescendo, se espalhando, matando”. Então ele começa a desenhar, riscar freneticamente, numa espécie de acesso, coisas que não parecem fazer sentido… até que Joyce se dê conta de que as linhas pretas se conectam.
Uma espécie de quebra-cabeça.
Os demais personagens desenvolvem histórias paralelas interessantes. Enquanto Steve é constantemente provocado nos chuveiros por causa de Nancy e Jonathan, esses dois são cercados por uma série de pessoas macabras que os levam até a “fábrica” para explicar por que a verdade deve ser contida. É uma espécie de ameaça/chantagem velada para eles calarem a boca, que não parece dar em nada, além de um visual impactante da entrada para o Mundo Invertido. Mas na verdade eles gravaram a “confissão”, numa tentativa não só de contar à mãe de Barbs a “verdade” sobre o que aconteceu com ela, mas de expor e derrubar aqueles que foram os responsáveis por sua morte. É interessante, corajoso e arriscado… embora não pareça muito que vá dar em alguma coisa. A não ser que aquela história de “aliviar” a trama dê certo mesmo.
Eleven, por sua vez, tem uma briga verdadeiramente séria com Hopper, digna de pai e filha. Ele a deixa de castigo, sem TV e sem waffles, e eu confesso que eu entendi os dois lados. Ela está se sentindo frustrada, depois de tanto tempo, e ele está fazendo o possível para protegê-la. Os dois estão certos, e os dois estão errados. A briga fica séria quando ela para o dicionário que ele lhe joga no ar, e depois destrói toda a casa, derruba tudo, quebra vidros… a frustração e a dor dela sentada no chão chorando foi de partir o coração… e durante a limpeza que ele ordena por causa da bagunça, El usa o seu poder para encontrar sua mãe, para lembrar-se de que seu nome é JANE, e quando ela é deixada sozinha, o nosso coração se parte mais uma vez, com Eleven chorando tanto do lado de cá quanto do lado de lá, sozinha… como essa criança sofre!
O fim do episódio nos intriga totalmente. Temos três eventos impactantes. 1) Mike vai até a casa de Will, e acaba se juntando a Joyce na tentativa de desvendar os “desenhos” de Will; 2) Dustin descobre uma “evolução” nada amigável de Dart quando encontra o vidro quebrado, a pele abandonada, o sangue no chão, e o barulho de algo sendo devorado… foi sacanagem (e nojento) Dart matar a gata da mãe do Dustin! E quando aquela “boca” se abre revelando Dart como um mini-Demogorgon… AQUILO ME ARREPIOU. Por fim, temos 3) Hopper, seguindo as palavras de Will sobre algo que estava “se espalhando e matando” e indo até as abóboras mortas para cavar… não muito esperto, na verdade. Porque em uma última cena genial, Hopper cai em um túnel sob Hawkins que, lamento muito dizer, é o Upside Down… o conceito da cena foi sensacional!


Para mais postagens de Stranger Things, clique aqui.


Comentários