Legion 2x01 – Chapter 9



“There is a maze in the desert carved from sand and rock. A vast labyrinth of pathways and corridors a hundred miles long, a thousand miles wide, full of twists and dead ends. Picture it... a puzzle. You walk, and at the end of this maze is a prize just waiting to be discovered. All you have to do is find your way through. Can you see the maze? Its walls and floors, its twists and turns? Good, because the maze you've created in your mind is itself the maze. There is no desert, no rock or sand. There is only the idea of it. But it's an idea that will come to dominate your every waking and sleeping moment. You're inside the maze now. You cannot escape. Welcome to madness

Como não sentir SAUDADES de “Legion” e já não amar a nova temporada desde o seu primeiro momento. Eu adoro como a série tem um quê psicodélico ao lado de um tom macabro, repleto de suspense e mistérios, e é a criação perfeita de uma história não-linear nem tampouco facilmente compreensível, repleta de simbologias. É, na verdade, uma verdadeira OBRA DE ARTE, como uma pintura ou uma escultura que você precisa observar por algum tempo antes de entender sua essência e, por fim, sua história e mensagem. Sinto-me assim assistindo “Legion”, e cada episódio é um verdadeiro deleite não só aos olhos, mas a todos os sentidos. Direção impecável, atuações impecáveis, estamos de volta a esse universo, onde o David acabou de ser reencontrado, e temos aquele clima creepy ditado pelo angustiante e repetido bater de dentes.
PART TWO: THE MADNESS OF CROWDS.
Agora, David e seus amigos do Summerland estão na Divisão 3, e antes que David desperte há teorias que dizem que sua mente pode estar “presa no Plano Astral” – e então ele acorda, para uma realidade quase incompreensível na qual ele passou quase um ano fora (362 dias, para ser exato), mas para ele não foram mais que algumas horas. Uma série de novos elementos se unem a “Legion” agora que estamos numa nova temporada e tivemos esse misterioso salto temporal. O pessoal do Summerland não só está na Divisão 3, como trabalha para eles, e o grande chefe é o misterioso Almirante Fukiyama, com uma cesta na cabeça, e mesmo o que havia de mais seguro na vida de David está mudado, como Syd. “Are you the magic man?” Mas foi bem ver Syd de novo, ouvi-la falar de seus “jogos”, como do apito da chaleira, ou aquela cena sexy de Syd e David no Quarto Branco.
É Syd quem explica parte da motivação da temporada. Farouk, o monstro da primeira temporada, está no corpo de Oliver, até onde todos sabem, e ataques estranhos vêm acontecendo. Pessoas “normais” subitamente ficam paralisadas, a não ser pelos seus dentinhos batendo daquela maneira, e o som conjunto de tantos dentinhos batendo me dá calafrios. Oliver está infectando as pessoas de algum modo, mas não é nada físico – pode ser psicológico. Parece uma nova crise, parece que o mundo todo está preocupado com isso, e está em busca do que agora chamam de “Shadow King”, mas sendo “Legion”, ainda há muito a ser explorado e entendido ao longo dos próximos 9 episódios que compõem o restante da temporada. E ao lado daquela fala genial sobre o LABIRINTO no início do episódio, aqui ganhamos uma fala sobre ALUCINAÇÕES:

“And now we must speak of Zhuang Zhou, who fell asleep one day and dreamed he was a butterfly. For hours, he fluttered in the warm winter sun, until he no longer remembered he was Zhuang Zhou. Suddenly he awoke, and he was Zhuang Zhou again. But in that moment, he didn't know. Was he Zhuang Zhou who had dreamt he was a butterfly, or a butterfly who was dreaming he was Zhuang Zhou?

A delusion starts like any other idea, as an egg. Identical on the outside, perfectly formed. From the shell, you'd never know anything was wrong. It's what's inside that matters. Albert A had an idea. One day, as he was walking, he stumbled. And for a moment, it seemed that his right leg didn't belong to him. This is how it begins. The leg was clearly Albert's. It was attached to his body, and when he pricked it, he felt pain. But despite that, the idea grew. Such is the power of an idea. With every day that passed, Albert became more and more certain that this was not his leg. He decided he didn't want it anymore. And so one day, he went to the hardware store.

You see, an idea alone isn't enough. We have ideas all the time, random thoughts and theories. Most die... before they can grow. For a delusion to thrive, other, more rational ideas must be rejected, destroyed. Only then can the delusion blossom... into full-blown psychosis”

CHAPTER 3: DELUSIONS.
As coisas em “Legion” não são aleatórias, e eu estou ADORANDO essa ideia de alucinações que, na verdade, colocam em cheque tudo o que estamos assistindo, mas não a simbologia por trás disso. A sequência que introduz a ideia de “alucinação”, como uma “ideia”, é genial, angustiante e macabra, e mais do que nunca eu senti essa ideia de “Legion” de nos confundir, de nos deixar desorientados, porque a própria contagem me intrigou. Porque “Parte” 2 e “Capítulo” 3. Acredito que tenha sido proposital. E no melhor estilo ficção científica dos anos 1970 (que eu amo), David vai até o Almirante Fukiyama, que não diz nada, enquanto as mulheres ao seu redor falam em um tom de voz meio cantado, numa voz mecânica que me dá arrepios. Aparentemente, a ideia é encontrar e matar Farouk, mas David talvez não esteja disposto a matar Oliver, o hospedeiro, também.
Então ele é levado até Cary, para um experimento em um tanque que, talvez, possa ajudar David a encontrar o Shadow King ou se lembrar desse ano de memórias que perdeu. É aqui que surge a teoria de que, talvez, o Shadow King ainda tenha controle sobre o David, e as cenas são bem complexas nesse sentido. Syd quer confiar nele, totalmente, mas a sequência de cenas é desconcertante. “What’s the last thing you remember?”, eles perguntam continuamente. A boate, a festa, dançar. A cena da dança foi, talvez, A MELHOR DE TODO O EPISÓDIO. David dança em uma batalha contra Oliver e Lenny, provavelmente representando outra batalha, e essa série só me fascina mais a cada segundo… que direção fantástica, que escolha perfeita de trilha sonora, e como uma dança pode se tornar totalmente macabra. E esses efeitos!
Dentes batendo, um novo sintoma: impulso enorme de “confessar”. Quando David sai do tanque e retorna a Syd, eu já não confiava mais nele, nem um pouco. Ele estava mais macabro e assustador que nunca. Estranho. Ele responde evasivamente às perguntas de Syd, ele diz que “só viu um bando de coisas aleatórias”, embora a dança com Farouk não me pareça aleatória. E para finalizar, o grande mistério: quando a esfera o levou no fim da temporada passada, quando seus gritos cessaram enfim, ele explorou o novo lugar onde estava e encontrou a própria Syd, aparentemente vinda do futuro, conversando com ele a partir de desenhos que faz no ar, e ela tem duas coisas a dizer: uma é que o ama, e a outra é que ela quer que David ajude Farouk a “encontrar seu corpo”, por algum motivo… as cenas não são claras, ainda, mas elas são profundamente intrigantes.
Já estou ansioso por mais!

Para mais postagens de Legion, clique aqui.


Comentários

  1. Complexamente difícil de entender, mas maravilhoso de ver. A cena da dança realmente foi a melhor! Eu adorei! Legion é uma série que exercita minha mente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário